(79) 3016-1070
Seg. a Sex. das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:30

Mais um tubo de oxigênio para as Micro e Pequenas Empresas: PRONAMPE


10/07/2020 11:50
Compartilhar no Whatsapp

Já passamos dos 100 dias de isolamento social no estado de Sergipe.

Faturamentos de alguns foram a zero, já de outros apenas reduzidos. Despesas operacionais estão sendo acumuladas ou estão minando o saldo de caixa (se é que ele ainda existe) dos empreendedores.

Quanto aos impostos, estes, em sua maioria, foram parcelados ou estão em atraso.

A promessa do executivo de aumento leitos de UTI para retomada gradual da economia não se mostrou efetiva. O resultado? Famílias desoladas. Várias empresas falidas. Pessoas desempregadas. Caos.

Em meio a tudo isso, uma boa notícia, com a publicação da Lei 13.999 de 18 de maio de 2020 foi instituído empréstimo financeiro através do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – PRONAMPE, que tem como objetivo central o desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios.

Assim, para aderir ao programa o Empresário deve ir até uma das redes bancárias credenciadas e requerer o empréstimo financeiro que conta com as seguintes características:

 

  •           Redes Credenciadas: Banco do Brasil; Caixa Econômica Federal; Banco do Nordeste e Bancos Estaduais;
  •           A linha de crédito corresponderá até 30% da Receita Bruta Anual Auferida (declarada) no exercício de 2019;
  •           Taxa de juros anual igual a Selic + 1,25%;
  •           Prazo de 36 meses (destes 8 meses de carência);

 

A medida não resolve os problemas que se acumulam dos empresários, contudo, dá folego para que a classe empresarial tenha recursos financeiros para a retomada das atividades.

Não podemos prever o futuro, ou o dia em que retornaremos ao “NORMAL”, se é que retornaremos, porém, uma certeza podemos ter: O ecossistema empresarial se reerguerá, o país voltará a crescer, por isso, mais do que nunca, devemos ser resilientes, criativos e sagazes.