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A Importância da Associação dos Lojistas de Shopping Center


21/12/2017 17:53
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A Associação de Lojistas é uma entidade sem fins lucrativos, constituída na forma de pessoa jurídica, criada a partir da manifestação de vontade de determinado número de pessoas que se organizam em razão da atividade fim que desenvolvem, com objetivos e finalidades definidos em prol dessa atividade, que no caso é o varejo de shopping center.

Há certa resistência quando se fala em associação de lojistas, pois traz a ideia de que a mesma só é criada no intuito de fiscalizar o administrador do Shopping. Entretanto, existem diversas questões envolvidas que devem prevalecer no intuito de retirar essa imagem negativa.

Em outras palavras, a associação deve ser vista como a união dos lojistas no intuito de desenvolver, promover e favorecer as atividades que exercem junto ao Shopping Center. Além disso, esses objetivos podem ter direta participação da administração do Shopping no sentido de solucionar as necessidades dos lojistas e ao mesmo tempo agregar valores para o empreendimento.

Logo, a associação se torna um instrumento de desenvolvimento das atividades dos lojistas que pode contribuir, inclusive, para o fortalecimento e crescimento do próprio Shopping.

Para que atinja resultados mais significativos para os lojistas, é essencial que a entidade tenha como objetivos defender os interesses dos sócios perante os poderes públicos e privados; cooperar com órgãos e entidades de classe (sindicatos); estabelecer condutas éticas capazes de disciplinar as atividades comerciais de seus associados; fomentar as atividades dos associados propiciando oportunidades de melhorias em processos macro fornecendo inteligência e conhecimento em um ambiente que pense, crie, discuta e estude ações, na medida em que implemente soluções a casos comuns a todos os lojistas.

A associação deve visar o coletivo para beneficiar os lojistas, colaboradores e até determinada parcela da sociedade. Como exemplo, podemos citar o engajamento dos lojistas em causas sociais através de ações voluntárias, bem como a promoção de descontos exclusivos para lojistas e funcionários.

Apesar das peculiaridades do negócio de cada lojista, os mesmos também possuem interesse comuns, sendo que os propósitos da associação de lojistas devem favorecer seus associados, na medida em que atua solucionando divergências e reforçando os laços de gestão do shopping.

Por fim, a associação deve ser entendida como uma troca positiva de ideias e experiências, necessitando da união de seus associados para que não gere conflitos e para que os lojistas possam alavancar seus negócios.