Você realmente detém o poder de uso de sua Marca?
Daniela Giavina, diretora executiva da Interbrand, conceitua o valor da marca para o negócio:
“A marca ganha vida por meio de muitos pontos de contato. Quando bem geridos, esses pontos são capazes de criar identificação, fidelidade e valor, por isso a consistência deles é fundamental”.
Para obter-se a propriedade de uma marca é necessário o registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Somente após o registro, a MARCA será propriedade individual do empresário, evitando que outras empresas no país a utilizem.
O constante crescimento do número de novos negócios no país vem gerando diversos conflitos devido a usos idênticos de marcas, sendo mais um ponto relevante para que a mesma seja imediatamente registrada.
Não tendo sua marca e seu nome registrados, alguns problemas podem acontecer, tais como:
- Ser notificado para retirada da mesma por um terceiro que fez o registro no INPI;
- Perder completamente o direito de uso da marca.
Tal situação vem causando grande desconforto e prejuízos para empresas sem registro de identidade visual, uma vez que estão sendo forçadas a modificar sua marca por não terem realizado o registro no INPI.
Não exponha sua marca ao risco, registre-a!