As leis brasileiras dão pouca segurança contra os ataques virtuais às empresas
Atualmente se tornou comum o ataque de hackers. Estes agem de forma silenciosa e na maioria das vezes, conseguem copiar ou apagar dados importantes das empresas. Há casos de empresas teve seu Banco de Dados invadido e deletado pelos Hackers.
Só na última sexta feira, 12 de maio de 2017, computadores de quase 100 países foram sequestrados, conforme matéria publicada no site “g1.globo.com”. Entre os computadores invadidos, foram registrados casos de bloqueio de dados de Tribunais de Justiça, Institutos de Saúde, entre outros.
O golpe funciona assim: você recebe um e-mail que aparenta ser confiável. Mas se clicar no anexo, imediatamente o seu computador é infectado e todos os que estão ligados em rede com ele. Na hora, todos os seus dados e arquivos tem o acesso bloqueado. Na tela, aparece uma mensagem: para ter seus documentos de volta, só pagando resgate. Os valores variam de caso para caso.
Como a Internet não tem fronteiras, os atos criminosos se tornam mais fáceis. Outro fator, é que fica muito difícil encontrar e punir o causador do dano, porque muitas das vezes o mesmo se encontra em outro país.
Já que a lei não consegue encontrar e punir os infratores, é preciso que os empresários estejam atentos e tomem alguns cuidados para evitar prejuízos.
Recomenda-se:
- Manter sempre o Sistema Operacional e o Antivírus atualizado;
- Manter sempre uma cópia do Banco de Dados e dos arquivos em outro computador;
- Sempre sejam realizados Backups.
Com esses cuidados, a empresa terá uma alternativa secundária para evitar prejuízos pelo bloqueio de arquivos e do seu próprio banco de dados.
NÃO SOFRA PREJUÍZOS. PREVINA-SE!!