Mudanças na Aposentadoria em 2025

Desde a reforma da Previdência em 2019, anualmente tem mudanças nas regras de aposentadoria do INSS. O segurado, que ainda não alcançou a tão sonhada aposentadoria do INSS e espera pedir no ano de 2025, deve estar atento às mudanças.
Caso o trabalhador tenha atingido o direito de aposentadoria em 2024 ou até mesmo antes e optou por não pedir o benefício, pode ficar tranquilo, pois tem o direito adquirido. Entretanto, as regras trazidas pela Reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103), que passou a valer a partir de 13 de novembro de 2019, acarretaram em grandes mudanças para o acesso da aposentadoria e também no calculo previdenciário.
Quais são as novas regras para a aposentadoria em 2025?
Entre as novas regras trazidas pela Reforma Previdenciária, estão as regras de transição, para amenizar os efeitos das mudanças. São elas:
1- Regra de transição pelo sistema de pontos em 2025: os homens se aposentam ao atingirem 102 pontos e as mulheres, 92 pontos. Os pontos são decorrentes da somatória do tempo de contribuição com a idade. Exemplo: mulheres com 60 anos e 32 anos de contribuição ao INSS.
Ainda, na mesma regra de transição haverá mudança no valor da aposentadoria. Isso porque, o valor da aposentadoria é baseado no cálculo de 60% do valor do benefício integral por 15 anos de contribuição para mulheres e 20 anos para os homens, com o acréscimo do percentual de 2% a cada ano a mais. Este coeficiente poderá passar de 100% do salário médio de contribuição, entretanto, o valor é limitado ao teto do INSS, que em 2024 é de R$ 7.786,02.
2- Regra de transição da idade mínima mais tempo de contribuição em 2025: esta regra terá um acréscimo de meio ponto para o ano de 2025. As mulheres vão precisar ter 59 anos de idade e um mínimo de 30 anos de contribuição. Já os homens, precisarão atingir 64 anos e 35 anos de contribuição, no mínimo, para poderem se aposentar.
Além disso, o valor da aposentadoria segue o cálculo de 60% do valor do benefício integral por 15 anos de contribuição para mulheres e 20 anos para os homes, com o acréscimo do percentual de 2% a cada ano a mais. Este coeficiente poderá passar de 100% do salário médio de contribuição, sendo o valor limitado ao teto do INSS.
Assim, as mudanças nas regras de transição para a aposentadoria em 2025, foram ocasionadas com a reforma da Previdência de 2019. As novas regras para a aposentadoria serão no aumento da idade mínima, tempo de contribuição e pontuação para obter a tão sonhada aposentadoria do INSS. É notório que as regras de concessão sofrerão alterações. Por isso, é essencial realizar o planejamento de aposentadoria, para assim se encaixar na regra mais vantajosa, com a busca do melhor benefício do INSS.