Supermercados e outros Varejistas abrem 2017 em queda, aponta Serasa Experian!
Em comparação com o Janeiro/2016, o Setor de Supermercado logrou uma queda no faturamento de 5,9%.
A situação é preocupante. A queda pode ser justificada por alguns fatores, sejam eles: aumento gradativo da taxa de desemprego; alto índice de endividamento; consumidores que estão empregados cada vez mais precavidos com o gasto, por conta do medo da manutenção dos seus empregos;
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o país caiu 2,1% em janeiro/17. Em relação ao mesmo mês do ano passado (jan/16), o recuo da atividade varejista no primeiro mês de 2017 foi de 4,2%.
A maior queda dentre os segmentos varejistas em janeiro/17 foi nas lojas de material de construção, com recuo de 3,6%. No segmento de veículos, motos e peças a retração foi de 2,4%, bastante semelhante ao recuo de 2,2% observado no setor de móveis, eletroeletrônicos e informática. Também houve retração de 1,6% em janeiro/17 tanto no segmento de combustíveis e lubrificantes como no de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Somente houve variação positiva em janeiro/17 nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas: alta de 0,8%.
Na comparação com janeiro de 2016, todos os segmentos varejistas recuaram neste primeiro mês de 2017, a saber: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-5,9%); móveis, eletroeletrônicos e informática (-11,3%); combustíveis e lubrificantes (-3,2%); veículos, motos e peças (-9,4%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-11,2%); e material de construção (-12,1%).
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/atividade_comercio.htm